tudo passa

Ceará perde Aécio de Borba

Aécio foi vice Prefeito de Fortaleza, Deputado Estadual, Secretário de Governo e Deputado Federal por três vezes.

Por Mais Ceará em 24/03/2021 às 11:33:53

Um notável. Aécio foi a seu tempo habilidoso tanto nos bastidores políticos, como na vitrine, demonstrando rara capacidade de articulação e boa percepção do ambiente político mais favorável. Com histórico político ímpar, Aécio foi Vice Prefeito de Fortaleza, na gestão Cordeiro Neto, assumindo diversas vezes o cargo de Prefeito da Capital. Foi Deputado Estadual em 1962, afastando-se do Cargo para compor o primeiro escalão do Governo Virgílio Távora. Foi Deputado Federal pelo PDS em 1982, 1986 e 1990, sendo Deputado Constituinte em 1988. Votou pro Maluff colégio eleitoral de 1985, e também votou pela abertura do impeachment de Fernando Collor em 1992.

Era apaixonado por futebol, sendo bicampeão brasileiro de seleções em 1967 e 1969, dirigindo a Seleção Cearense. Foi um dos fundadores e primeiro e único presidente da CBFS - Confederação Brasileira de Futebol de Salão, em 1979. Empresta seu nome, ainda em vida, ao Ginásio Aécio de Borba, templo esportivo que consagrou a vocação do Ceará como destaque no Futebol de Salão mundial.

São históricos de caminhada como a de Aécio de Borba, que se perpetuarão em exemplo para gerações de Cearenses. Sua historiografia, sua doação política, a própria caminhada em prol da coletividade, serão perpetuadas não só na história, mas na mente de todos os Cearenses que de alguma forma tiverem contato com os feitos deixados por esse grande Cearense, Aécio de Borba Vasconcelos.

Aécio morreu nesta manhã de quarta-feira, aos 90 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Devido às restrições da pandemia, a cerimônia de despedida será restrita aos familiares.

Fonte: Wikipedia

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul