Pintando o SeteAzul

Vacina de Oxford é eficaz contra variante brasileira do coronavírus, diz Fiocruz

Por Mais Ceará em 19/03/2021 às 22:32:51

 

Para isso, eles coletaram amostras de soro de 25 pessoas que receberam a vacina de Oxford e de outras 25 que receberam o imunizante da Pfizer. O resultado foi que a P.1 n√£o comprometeu o efeito das vacinas, apesar de se verificar uma pequena perda de neutraliza√ß√£o do vírus na compara√ß√£o com as cepas mais comuns.

A Fiocruz diz que essas informa√ß√Ķes foram dadas pela médica carioca Sue Ann Costa Clemens, coordenadora dos centros de pesquisa da vacina de Oxford no Brasil e diretora do Instituto para a Saúde Global da Universidade de Siena (It√°lia).

Segundo ela, os pesquisadores esperavam que a variante brasileira se comportasse como a sul-africana, mas n√£o foi o que aconteceu. “Testes indicaram que ela tem comportamento semelhante à brit√Ęnica, em que h√°, sim, impacto na neutraliza√ß√£o [do vírus]”, afirmou à funda√ß√£o.

No mês passado, a Universidade de Oxford j√° havia anunciado que a vacina da AstraZeneca é eficaz contra a variante do Reino Unido. Essa efic√°cia fica acima dos 70% nos casos leves e chega a 100% nos casos graves e hospitaliza√ß√£o.

No caso da variante brit√Ęnica ela caiu pouco, se comparada às cepas mais comuns –de 80% para 75%, de acordo com a pesquisadora. “Temos que esperar os estudos de efetividade aqui, mas acreditamos que v√° ser um índice parecido para a P.1. É um resultado muito positivo”, declarou.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CEP

Coment√°rios