tudo passa

Centenário do Dr Rocha Aguiar

Registro biográfico

Por Mais Ceará em 02/03/2021 às 23:11:01

Dr. Francisco Rocha Aguiar.(Dr. ROCHA).

Comemoramos hoje o centenário de nascimento do Dr.Rocha Aguiar. Nasceu na cidade de Camocim no dia 02 de março de 1921. Casou-se com a Sra.Maria Antonieta Rocha Aguiar. O casal teve 6 filhos: Gracie,Aguiarzinho(felecido),Elizabete,Cristina, Nadson e Ricardo.

Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1949. Chegou ao Ipu em 1952, como funcionário do DNERU (Departamento de Endemias Rurais). Durante seu trabalho neste departamento, a endemia ocular(tracoma)foi erradicada. Foi médico do corpo de bombeiros e da assembleia legislativa do Ceará.

Ao longo de sua vida,transitou no universo da medicina e da política. Na Medicina,portava-se com humildade, humanidade, simplicidade, caridade e competência. Na política, tornou-se um idealista após consolidar uma forte imagem de liderança e empreendedorismo. Canditatou-se a prefeito de Ipu no ano de 1958,mas não locrou êxito. Continuou sua batalha política, é em 1966, foi eleito prefeito de Ipu com expressiva maioria de votos.

Na sua gestão renovadora,o Ipu teve uma reforma total no seu progresso administrativo. Restaurou a rede de esgotos, fez a reforma interna do mercado público, construiu escola de ensino médio,praças,avenidas,pavimentou ruas,melhorou o sistema telefônico da cidade,implantou a torre para chegada das imagens da televisão no município,implantou o MOBRAL na sede do município trazendo com isso a alegria para os adultos que tinham a cede do saber. Construiu escolas e postos de saúdo na sede e nos distritos bem como pavimentação e saneamento.

Nesses anos de sua liderança política, o Ipu deu um grandioso salto para o desenvolvimento e o progresso. Foi uma referência para os governantes que o sussederam. Deixou sua marca inesquecível para nossa cidade.

Fonte: Blog do professor Melo e rede social de Bebeta Aguiar.

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul