Pintando o SeteAzul

Médica brasileira cria aplicativo que ajuda atendimento em UTIs

Por Mais Ceará em 20/02/2021 às 08:51:10

 

Foi pensando nisso que a médica intensivista Clarice Costa criou o aplicativo Roundover. Com seus mais de 20 anos de experiência na área de medicina intensiva, Costa tinha um sonho de criar algo que facilitasse esse trabalho, por vezes muito estressante e que demanda muito tanto física quanto psicologicamente dos profissionais envolvidos.

A ideia já vinha germinando lá em 2019, antes da pandemia que já assolou mais de 242 mil vidas no Brasil, mas o momento foi perfeito, afinal, com o início de 2021 já marcado por mais de 80% de taxa de ocupação nos leitos de UTI em oito das 27 capitais do país, uma ferramenta que auxiliasse esse atendimento mostrou-se fundamental.

O nome Roundover denota como é o trabalho nessas unidades: uma visita que se perpetua, não se esgota ali com o trabalho de um único profissional. “As equipes dos CTIs atendem muitos pacientes graves e por isso têm um volume de informação muito grande todos os dias.

Algumas unidades têm maior rotatividade, então a rotina de comunicação precisa ser estratégica para que essas informações não se percam por conta do volume de dados ao longo do dia”, explica.

Funciona assim: cada equipe de unidade de terapia intensiva tem um espaço próprio onde pode se comunicar através do chat, subir exames de imagem e laboratoriais do paciente, marcar ou desmarcar tópicos dentro de uma lista – por exemplo sedação, medicação em curso, ou como estão os exames de sangue– e ainda registrar indicadores de gravidade –os escores utilizados para avaliar como está a evolução do paciente, por exemplo.

Para proteger os dados tanto do paciente quanto do hospital, os usuários podem usar números ou símbolos para cada paciente, e somente eles terão acessos aos laudos médicos e exames, evitando assim vazamento de informações e fraudes médicas, como foi observado em alguns hospitais que tiveram seus dados médicos vazados em 2020.

O aplicativo, além de inovador, é o primeiro a concentrar em uma única plataforma informações que podem ser acessadas por toda a equipe médica em todos os níveis de função.

Se, por exemplo, o responsável da equipe quiser saber como está a evolução do pulmão de um paciente que está com ventilação mecânica, ele consegue acessar rapidamente uma imagem de raio-X do órgão no tópico sobre ventilação –ferramenta muito útil para o atendimento dos pacientes internados com a Covid-19.

Por funcionar por meio de senhas seletivas, o chefe da UTI tem acesso a todo o conteúdo, enquanto os médicos de rotina, plantonistas ou outros profissionais têm acesso restrito a suas áreas de atuação. “O Roundover facilita essa comunicação, uma vez que o chefe da UTI pode saber em tempo real como está um paciente, mesmo se ele não estiver no hospital naquele momento”, diz a médica.

Uma outra vantagem é um chat interno do aplicativo, permitindo que a equipe tenha uma conversa em tempo real em uma ferramenta profissional, separando assim as conversas mais informais e pessoais para outros aplicativos.

Além das equipes, os administradores de hospital podem também acessar com a função “gestor” –nesse caso, têm acesso às informações do paciente, mas não aos chats de conversa, para manter um ambiente em que as equipes possam conversar livremente.

Até o momento, já foram feitos mais de mil downloads do aplicativo, e há o cadastro de 35 unidades de CTI ou UTI na plataforma, ou cerca de 420 equipes, distribuídas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

A expectativa agora é de ampliação do uso. “Meu objetivo maior com esse aplicativo é auxiliar a equipe médica, do médico plantonista até o chefe de UTI, porque sei como o volume de comunicação pode ser difícil de lidar. Por isso, costumo dizer que é o slogan do app é ‘A sua UTI na palma da mão’, e é isso que desejo mesmo, uma ferramenta que possa ser usada a beira-leito ou de qualquer lugar”, finaliza Costa.

Fonte: Banda B

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