Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alerj

STJ retoma julgamento de recursos de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas


A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) retoma, nesta terça-feira, 9, o julgamento de três recursos apresentados pela defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso que apura a prática de rachadinha em seu gabinete na época em que era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) – de acordo com as investigações, o ex-assessor de Flávio, Fabrício Queiroz, é suspeito de ser o operador do esquema. O filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em novembro do ano passado. Faltam votar os ministros Félix Fischer, relator da Operação Lava Jato no STJ, João Otávio de Noronha, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e José Ilan Paciornik.

Os recursos contestam a fundamentação da decisão do juiz Flávio Itabaiana Nicolau, da primeira instância, que, em abril de 2019, autorizou a quebra de sigilo do parlamentar e mais 94 pessoas de uma só vez; o compartilhamento de dados entre o MP e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf); e pedem que as decisões já proferidas pelo magistrado sejam anuladas, já que Flávio Bolsonaro conquistou o direito de ser julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

Em junho de 2020, por 2 votos a 1, a 3ª Câmara Criminal do TJ do Rio aceitou o pedido da defesa de Flávio Bolsonaro para ele ser julgado na segunda instância da justiça fluminense. Com a decisão, caberia ao Órgão Especial a decisão sobre a manutenção ou não de tudo o que foi decidido anteriormente pelo juiz Itabaiana. O julgamento estava previsto para o dia 25 de janeiro. Dois dias antes, porém, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o colegiado de 25 desembargadores não deve discutir a questão até a Corte decidir em qual instância a ação iria tramitar.

JP

Política Alerj Felix Fischer Flávio Bolsonaro João Otávio De Noronha Ministério Público Do Rio (MPRJ) Rachadinha Superior Tribunal De Justiça (STJ) Tribunal De Justiça Do Rio (TJRJ)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!