Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Câmara dos Deputados

Nunes Marques manda Maia analisar suspensão de deputados do PSL


O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), analise os requerimentos que questionam os efeitos da punição aplicada pela cúpula do PSL aos deputados da chamada “ala bolsonarista” do partido. Nunes Marques atendeu a um pedido do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro no Legislativo.O ministro, indicado por Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello, reconsiderou a decisão dada pela ministra Rosa Weber na noite deste domingo, 31. A decisão é importante porque diz respeito ao direito dos deputados bolsonaristas de participar das listas de adesão a blocos partidários na disputa pelas eleições para a Mesa Diretora.

O tamanho do bloco define a ordem de prioridade na escolha de cargos da Mesa Diretora e das comissões. “Esses questionamentos possuem grande relevância para as eleições para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e, por consequência, para a representação proporcional do PSL na Mesa. Isso porque, a depender da resposta a ser dada, permitindo-se ou não a assinatura dos suspensos nas listas de adesão, o PSL – que conta com a maior bancada da Câmara dos Deputados – integrará um ou outro bloco parlamentar nas eleições para a Mesa Diretora. E, por outro lado, permitirá (ou não) a candidatura dos parlamentares apenas de participarem do pleito na condição de candidatos”, diz a petição encaminhada ao STF.

“Em face do exposto, com fundamento na primeira parte do inciso III do art. 7º da Lei 12.016/2009, defiro a liminar para determinar à Mesa da Câmara dos Deputados, por intermédio de seu Presidente, que, imediatamente, delibere, em caráter definitivo, a respeito da Consulta que lhe foi formulada pelo Impetrante, fixando as regras atinentes às eleições que se realizarão na data de hoje (em especial sobre quem pode e quem não pode se candidatar aos demais cargos da Mesa), a elas dando efetivo cumprimento, antes do término do prazo para registro de candidaturas e respeitado o marco final das 19hs:00m de hoje, momento já fixado para a realização do pleito. Acaso a acima aludida deliberação da Mesa venha a ser favorável ao Impetrante, fica-lhe garantida a possibilidade de inscrição de sua candidatura para momento posterior àquele ato, ainda que já transcorrido o prazo regimental. Intime-se, com urgência, utilizando-se, para tanto, dos meios mais expeditos para a sua efetivação”, diz a decisão de Fux.

O PSL está rachado na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. A cúpula do partido apoia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), escolhido por Maia para sucedê-lo. Uma parte da bancada, porém, formada por deputados como Eduardo Bolsonaro (SP), Carla Zambelli (SP) e Bia Kicis (DF), por exemplo, está alinhada com o Palácio do Planalto, que apoia Arthur Lira. Estes deputados apresentaram uma lista aderindo ao bloco do líder do Centrão.

JP

Política Câmara Dos Deputados Kassio Nunes Marques Major Vitor Hugo PSL Rodrigo Maia Supremo Tribunal Federal (STF)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!