Pintando o SeteAzul

Sa√ļde divulga Nota Orientativa para preven√ß√£o da dissemina√ß√£o de variantes do novo coronav√≠rus

Por Mais Ceará em 25/01/2021 às 17:17:33

 

Especial aten√ß√£o deve ser dada à investiga√ß√£o clínica de pacientes suspeitos de Covid-19, com histórico de viagem ao exterior e/ou ao território nacional nos últimos 14 dias. A nova variante j√° identificada em Manaus possuiu duas muta√ß√Ķes. Outras variantes também foram identificadas na √Āfrica do Sul e na cidade do Rio de Janeiro.

“O Paran√° est√° atento a estes casos, alertando e orientando os profissionais que atuam na √°rea da saúde, principalmente em rela√ß√£o à busca de informa√ß√Ķes sobre procedência do paciente que busca os servi√ßos de saúde; s√£o dados fundamentais e que devem constar na ficha de investiga√ß√£o epidemiológica dos Sistemas de Informa√ß√£o Notifica Covid-19”, informou o secret√°rio de Estado da Saúde, Beto Preto.

Assim que o paciente é identificado como vindo de √°reas onde a variante est√° circulando deve ser encaminhado para coleta de amostras, que s√£o feitas separadamente e enviadas ao Laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Prevenção

Além de orientar sobre a investiga√ß√£o, a Nota Orientativa trata também das medidas de preven√ß√£o e controle da dissemina√ß√£o da variante genética do SARS-CoV-2, indicando condutas a serem tomadas junto a pacientes sintom√°ticos, assintom√°ticos, hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, contatos domiciliares e contatos próximos.

O documento ressalta ainda orienta√ß√Ķes relacionadas à preven√ß√£o que devem ser adotadas nos ambientes de trabalho. De acordo com a Nota, as empresas devem “monitorar, diariamente, a condi√ß√£o de saúde dos trabalhadores que se deslocam para √°reas consideradas de risco para a circula√ß√£o da variante”.

“As empresas devem ter protocolo para testagem e isolamento de todos os trabalhadores e visitantes viajantes brasileiros ou estrangeiros que retornar√£o à empresa. Estes devem apresentar teste RT-PCR negativo antes de voltar ao trabalho”.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CEP

Coment√°rios