Pintando o SeteAzul

Governo teme novo atraso com plano da Índia de priorizar vacinas para países vizinhos

Por Mais Ceará em 18/01/2021 às 20:51:42

Com o fracasso da opera√ß√£o, Bolsonaro viu consolidada uma vitória política de seu prov√°vel rival em 2022, o governador de S√£o Paulo, Jo√£o Doria (PSDB). Fiador da Coronavac -desenvolvida por uma farmacêutica chinesa em parceria com o Instituto Butantan-, Doria liderou o ato da primeira vacina√ß√£o no Brasil.

Até o desembara√ßo da importa√ß√£o da Índia, o Ministério da Saúde só ter√° à disposi√ß√£o a Coronavac para imunizar os brasileiros.

Em 8 de janeiro, o presidente enviou uma carta ao premiê indiano, Narendra Modi, pedindo urgência nos tr√Ęmites para o envio das vacinas.

Dias depois, Araújo fez novas gest√Ķes junto ao chanceler do país, Subrahmanyam Jaishankar, mas tampouco conseguiu êxito.

Nesta segunda (18), Bolsonaro recebeu em audiência no Pal√°cio do Planalto o embaixador indiano em Brasília, Suresh Reddy. Horas depois do encontro, o ministro Eduardo Pazuello (Saúde) foi questionado sobre o tema, mas n√£o deu prazo para o envio da carga.

"O fuso hor√°rio é muito complicado. Estamos recebendo a sinaliza√ß√£o de que isso dever√° ser resolvido nos próximos dias desta semana", afirmou.

Interlocutores destacam que existe um problema político que dificulta o aval. Grande polo produtor de vacinas, a Índia come√ßou sua campanha de vacina√ß√£o no s√°bado (16) e considera que o envio de imunizantes para o exterior pode ser percebido como uma falta de compromisso com a própria popula√ß√£o.

Pessoas que acompanham as negocia√ß√Ķes dizem trabalhar hoje com a expectativa de que a carga receba sinal verde de Nova Déli até o final do mês. A informa√ß√£o é de que o material est√° pronto e falta apenas a licen√ßa governamental para o embarque.

Um dos pontos que os indianos têm pedido ao governo brasileiro é que haja mais discri√ß√£o nas negocia√ß√Ķes, justamente para n√£o acirrar os √Ęnimos nacionalistas no país.

A preocupa√ß√£o da Índia, no entanto, é difícil de ser cumprida, uma vez que as tentativas de compra das vacinas tiveram ampla divulga√ß√£o pelo Pal√°cio do Planalto.

Além do mais, a aeronave da Azul destacada para a miss√£o foi adesivada pelo Ministério da Saúde, e a inten√ß√£o do Brasil de buscar os imunizantes ainda no final de semana recebeu destaque na imprensa da Índia.

Publicado primeiro em Banda B ¬Ľ Governo teme novo atraso com plano da Índia de priorizar vacinas para países vizinhos

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CEP

Coment√°rios