Pintando o SeteAzul

SP anuncia pedido para uso emergencial de mais 4,8 milh√Ķes de doses da Coronavac e site para pr√©-cadastro de vacinados

Por Mais Ceará em 18/01/2021 às 16:17:36

 

Agora, o Butantan aguarda a autoriza√ß√£o para o uso de mais um contingente de 4,8 milh√Ķes de doses que est√£o sendo formuladas e envasadas no instituto. Com esse adicional, seria possível vacinar, até o final de janeiro, cerca de 6 milh√Ķes de pessoas em solo nacional.

A informa√ß√£o foi divulgada durante entrevista à imprensa na tarde desta segunda-feira (18), no Pal√°cio dos Bandeirantes, em S√£o Paulo.

Se concedida a aprova√ß√£o, o Butantan poder√° passar a formular e envasar novas doses com a matéria-prima vinda da China sem a necessidade de novas solicita√ß√Ķes à agência sanit√°ria.

A matéria-prima, chamada de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), no entanto, est√° escassa e preocupa o governo no momento para dar continuidade à campanha de vacina√ß√£o. Uma remessa de matéria-prima est√° parada em Pequim, na China, devido a restri√ß√Ķes do governo chinês em liberar a embarca√ß√£o.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse que aguarda a chegada dessa nova remessa "asap" (sigla em inglês para "o mais breve possível"). "Quanto mais rapidamente essa matéria-prima estiver liberada [pelo governo chinês] melhor para todos, inclusive para a China", disse o diretor.

Um outro obst√°culo para acelerar a vacina√ß√£o do governo seria a reserva, por parte do Ministério da Saúde, de 50% das doses j√° aprovadas para uso para serem aplicadas como dose de refor√ßo -as vacinas testadas até agora necessitam de um esquema de duas doses, com intervalo entre elas de 28 dias, no caso da Coronavac, e 21 dias, para a vacina da Oxford.

Jean Gorinchteyn, secret√°rio estadual de Saúde, afirmou que o esquema das doses ser√° feito respeitando os dados científicos do estudo de fase 3, ou seja, o intervalo de 28 dias ser√° mantido, pois "é com esse esquema, inclusive conforme revelado no último domingo [em apresenta√ß√£o da Anvisa], que aumento minha efic√°cia [de prote√ß√£o], passando a atingir números próximos a 70% [de prote√ß√£o contra a doen√ßa]."

Covas refor√ßou que mesmo com a reserva por parte do governo para essa segunda dose, a vacina√ß√£o ser√° feita agora com as doses disponíveis e deve ter uma cobertura de 6 milh√Ķes de pessoas até a autoriza√ß√£o da Anvisa de uso emergencial para as outras 4,8 milh√Ķes de doses.

"Como o intervalo é de 28 dias, quase um mês, é bem prov√°vel que até l√° j√° cheguem novas remessas com mais matéria-prima e assim a gente possa dar essa segunda dose com os novos lotes", disse.

Os dados atualizados do coronavírus no estado, apresentados pelo secret√°rio, apontam 1.628.272 casos e 49.987 óbitos registrados desde o início da pandemia. Houve um aumento significativo tanto do número de casos quanto de interna√ß√Ķes da Covid-19 em SP, ultrapassando ou se aproximando muito dos índices reportados em julho e agosto, quando a cidade atingiu o pico da doen√ßa.

A média móvel de casos, de 11.300, é a maior desde o início da pandemia, um aumento de 9% em rela√ß√£o à semana anterior (de 10 a 16 de janeiro). J√° o número de óbitos aumentou 7% em rela√ß√£o à última semana, com média móvel de 227 óbitos.

Em rela√ß√£o às interna√ß√Ķes, a média móvel de novas interna√ß√Ķes nesta semana foi de 1.747, 12% a mais em rela√ß√£o à semana anterior. Ao todo, 6.004 pacientes est√£o internados em leitos de UTI e 7.811 em leitos de enfermaria em todo o estado.

Os índices de ocupa√ß√£o de leitos de UTI no estado e na Grande S√£o Paulo s√£o, respectivamente, 69,1% e 70,1%. Gorinchteyn refor√ßou, no entanto, que muitos hospitais da rede pública chegaram a apontar 100% de ocupa√ß√£o nas últimas semanas.

O estado passou por uma reclassifica√ß√£o do plano na última sexta-feira (15), quando colocou a regi√£o de Marília na fase vermelha e regrediu outras sete √°reas para a laranja (segunda mais restritiva) do Plano S√£o Paulo.

O secret√°rio alertou que é preciso reduzir a circula√ß√£o do vírus e fez um apelo para a popula√ß√£o. "Essa é a pior semana epidemiológica em toda a história da epidemia. Comparando com a última semana epidemiológica de 2020, tivemos um aumento de 77% de número de casos e 59% de óbitos.

Hoje deveríamos estar festejando a vinda das vacinas, mas esses números s√£o alarmantes, e sabemos, ainda, que s√£o poucas as vacinas disponíveis até o momento. Estamos ampliando leitos e distribuindo suportes ventilatórios, mas é necess√°rio dividir a responsabilidade com a popula√ß√£o. Restringir o hor√°rio de comércio é para restringir também a circula√ß√£o das pessoas", completou.

O governo paulista anunciou ainda o lan√ßamento de uma plataforma para realizar o pré-cadastro de todos aqueles que se encaixam na primeira fase de grupos priorit√°rios para vacina√ß√£o no estado: os profissionais de saúde e indígenas.

O site, chamado VacinaJ√°, permite identificar os postos de vacina√ß√£o mais próximos, bem como realizar o pré-cadastro do indivíduo, acelerando a imuniza√ß√£o no local. A Coordenadora do Controle de Doen√ßas da Secretaria Estadual de Saúde, Rejane de Paula, disse que o pré-cadastro n√£o configura um agendamento, mas ir√° agilizar o atendimento nos postos.

"Quem n√£o fizer o pré-cadastro n√£o precisa se preocupar pois a vacina√ß√£o ser√° feita também, apenas ter√° que fazer o cadastro completo no local de vacina√ß√£o", afirmou.

Para os profissionais de saúde, as vacinas ser√£o distribuídas nos locais de trabalho de cada profissional.

Nesta segunda (18), o governo estadual enviou doses para cinco hospitais no interior de SP: Hospital das Clínicas de Botucatu, Hospital das Clínicas de Campinas, Hospital das Clínicas de Ribeir√£o Preto, Hospital das Clínicas de Marília e Hospital de Base de S√£o José do Rio Preto.

A vacina√ß√£o deve come√ßar nos HCs de Botucatu e Campinas ainda na tarde desta segunda-feira, enquanto nos outros três hospitais a previs√£o é de início na manh√£ desta ter√ßa-feira (19).

Publicado primeiro em Banda B ¬Ľ SP anuncia pedido para uso emergencial de mais 4,8 milh√Ķes de doses da Coronavac e site para pré-cadastro de vacinados

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CEP

Coment√°rios