tudo passa

Solidariedade formaliza apoio à candidatura Baleia Rossi

Por Mais Ceará em 18/01/2021 às 16:17:35

O Solidariedade decidiu, nesta segunda-feira, 18, apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. Candidato escolhido por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para sucedê-lo, Rossi enfrentará Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, no dia 1º de fevereiro. A informação foi confirmada à Jovem Pan pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), líder do partido na Câmara. Em nota, o deputado federal e presidente nacional do partido, Paulinho da Força (SP), afirma que "o conjunto político-partidário formado em torno da candidatura e os compromissos assumidos" pelo emedebista para alcançar "equilíbrio e independência indispensáveis entre os poderes da República" são as razões que embasaram a decisão. O Solidariedade possui 14 deputados federais.

A Mesa Diretora da Câmara decidiu, também nesta segunda-feira, que a eleição ocorrerá no dia 1º de fevereiro, de forma presencial. Maia defendia a votação remota, em razão do aumento do número de novos casos e de internações por Covid-19, mas foi derrotado pelo grupo de Lira. "Teremos que trazer parlamentares de 27 estados, que vão trazer e levar o vírus para seus estados. A impressão que dá é que nas próximas semanas teremos um aumento rápido dos casos. Foi por isso que queríamos remoto, mas a mesa divergiu", disse Rodrigo Maia, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda.

Leia também

Qual é o papel dos presidentes da Câmara e do Senado e por que o cargo é alvo de tanta disputa?

Maia diz que é inevitável instalação de CPI para investigar atuação do governo federal na pandemia

Além de Arthur Lira e Baleia Rossi, eleição para a Câmara já reúne mais seis candidaturas

"O Brasil, neste momento difícil em que vive, exige que haja grande equilíbrio na conjuntura da política nacional. É fundamental buscar convergências favoráveis à formação não só de um vasto e indispensável campo em defesa da democracia, mas a garantia sempre necessária e completa da autonomia nas decisões do Congresso Nacional. Não bastasse isso, o enfrentamento da maior crise sanitária e de um dos mais graves índices de desemprego na história do país devem ser enfrentados com soluções bem negociadas pelos poderes Executivo e Legislativo, sem subordinação de qualquer espécie. Por essas razões, incluindo o necessário enfrentamento pelo poder Legislativo na tão dramática
pandemia, na crise econômica e no gravíssimo desemprego de milhões de trabalhadores brasileiros, que o SOLIDARIEDADE decide apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal para o biênio 2021/2022. O conjunto político-partidário formado em torno da candidatura e os compromissos assumidos por ele para esse equilíbrio e independência indispensáveis entre os poderes da República são as razões que fazem o SOLIDARIEDADE se empenhar também pela adesão de outras forças sociais e políticas no apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal", diz o partido em nota.

A campanha de Baleia Rossi conta com o apoio de MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, PSB, PDT, PCdoB, Rede, Cidadania e PV. Líder do Centrão e apoiado pelo governo Bolsonaro, Arthur Lira é apoiado por PP, PL, PSD, Avante, Patriota, Republicanos e espera obter votos no PTB, presidido por Roberto Jefferson, e no PROS. Como a Jovem Pan mostrou, aliados de Lira monitoram dissidências em pelo menos quatro partidos: DEM, PSB, PSL e PSDB. Para vencer a eleição, são necessários 257 votos.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul