Pintando o SeteAzul

Vacina√ß√£o contra Covid come√ßar√° quando todas as capitais tiverem doses, diz Sa√ļde

Por Mais Ceará em 13/01/2021 às 22:00:36

"Vai come√ßar pelas capitais, n√£o posso esperar chegar em todos os 5.570 municípios, em 38 mil salas, para ent√£o "startar" [come√ßar] a vacina√ß√£o. Vai come√ßar quando chegar nas capitais, é essa a ideia", disse.

Em meio a críticas de atraso para definir a estratégia, Franco evitou, em coletiva de imprensa, dar uma data exata para o início da vacina√ß√£o. Segundo ele, a defini√ß√£o depender√° da decis√£o da agência sobre o aval ao uso emergencial de vacinas contra a Covid.

Atualmente, a agência analisa dois pedidos para essa autoriza√ß√£o. O primeiro foi feito pelo Instituto Butantan, para o uso de 6 milh√Ķes de doses da vacina Coronavac que foram importadas da China ainda no ano passado.

J√° o segundo pedido foi feito pela Fiocruz, que pede autoriza√ß√£o para uso de 2 milh√Ķes de doses da chamada vacina de Oxford, previstas chegarem ao Brasil até o fim desta semana.

"A Anvisa aprovando no domingo, vamos come√ßar a distribui√ß√£o para as capitais, e o material é loteado.

Mas o simples aprovar da Anvisa não permitiria começar a vacinação. Haverá uma margem temporal para que a vacina chegue", afirmou. "Mas a vacina iniciará no mesmo horário em todo o Brasil."

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Questionado, Franco também n√£o deu uma previs√£o exata dos primeiros grupos a serem vacinados. A previs√£o, diz, é que a estratégia inicie em idosos, profissionais de saúde e indígenas.

Segundo o secret√°rio, a pasta avalia diferentes vari√°veis para definir esses grupos.

"De acordo com a quantidade de vacinas que viermos tendo, vamos abordando esses grupos", disse. "No caso dos profissionais de saúde, se tivermos quantidade menor, vamos priorizar aqueles na linha de frente."

A expectativa, diz, é que a vacina√ß√£o leve até 16 meses para ser finalizada em todo o país.

Ainda de acordo com Franco, a pasta deve analisar a possibilidade de aumentar o intervalo de aplica√ß√£o das doses para aumentar o público a ser vacinado.

"No caso de alguns imunizantes, j√° est√° sendo uma pr√°tica em outros países aumentar o intervalo, desde que estudos possibilitem esse aumento. H√° sim essa possibilidade."

Segundo o secret√°rio, uma campanha para estimular a popula√ß√£o a aderir à vacina√ß√£o j√° foi finalizada -ele n√£o informou, porém, quando a medida ser√° divulgada.

Publicado primeiro em Banda B ¬Ľ Vacina√ß√£o contra Covid come√ßar√° quando todas as capitais tiverem doses, diz Saúde

Fonte: Banda B

CEP

Coment√°rios