tudo passa

Novo ponto de coleta para exame de Covid-19 em drive-thru é apenas com recomendação médica, alerta Sesa

Por Mais Ceará em 05/01/2021 às 13:17:33

Oito pessoas trabalham no local, sendo uma enfermeira responsável e sete bolsistas que são estudantes de enfermagem e farmácia. Embora a equipe tenha começado a coletar amostras no dia 21, as atividades do grupo iniciaram há mais tempo com a realização de treinamentos para o uso do sistema, para a coleta do swab (tipo de cotonetes flexíveis) pelas vias respiratórios, manuseio dos produtos e amostras e também da paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que a estratégia utilizada foi exitosa e por isso está sendo replicada. "Ofertar a possibilidade de coleta para pessoas que estão investigando o diagnóstico sem que ela precise sair do carro facilita que a pessoa que muitas vezes não pode deixar seu filho sozinho em casa ou que esteja com muitos sintomas, seja testada".

A estratégia de coleta de swab em sistema drive thru está em execução desde 14 de maio no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica – Oswaldo Cruz, em Curitiba. Até o dia 31 de dezembro foram coletadas 11.500 amostras para realização do exame RT-PCR. O exame pelo método RT-PCR identifica a presença do vírus no organismo do paciente é feito a partir da coleta de material genético com swabs nas vias respiratórias.

As amostras são enviadas para o processamento na Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, parceria do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Em conjunto com laboratórios públicos e privados, já foram realizados mais de 1,4 milhão de exames pelo método RT-PCR no Estado.

Publicado primeiro em Banda B » Novo ponto de coleta para exame de Covid-19 em drive-thru é apenas com recomendação médica, alerta Sesa

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul