Pintando o SeteAzul

Anvisa começa a monitorar, no Rio e em SP, voos vindos do Reino Unido

Por Mais Ceará em 22/12/2020 às 13:00:29

 

A Anvisa realizou a primeira inspe√ß√£o em um voo que chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Gale√£o), no Rio de Janeiro, do Reino Unido, por volta das 19h40 de ontem. Antes da chegada da aeronave em solo brasileiro, a agência articulou com órg√£os de governo a ado√ß√£o imediata das medidas de controle sanit√°rio. A Anvisa informou que nenhum passageiro ou tripulante declarou ter sintomas da covid-19 durante o voo.

O Centro de Informa√ß√Ķes Estratégicas em Vigil√Ęncia em Saúde (Rede Cievs), ligada ao Ministério da Saúde, realizar√° os procedimentos de contato com os passageiros e tripulantes para monitoramento das condi√ß√Ķes de saúde e direcionamento aos servi√ßos de aten√ß√£o à saúde, bem como a ado√ß√£o das medidas de preven√ß√£o e controle da covid-19.

De acordo com a Anvisa, seis procedimentos ser√£o adotados:

  1. Leitura de mensagem sonora no voo, já em solo brasileiro, com a presença da autoridade sanitária.
  2. Fiscalização no interior da aeronave, antes do desembarque.
  3. Orienta√ß√£o aos passageiros e tripulantes sobre o monitoramento dos viajantes em solo nacional por autoridades brasileiras de saúde.
  4. Solicita√ß√£o de informa√ß√Ķes sobre os passageiros e tripulantes à empresa aérea. Essas informa√ß√Ķes j√° foram enviadas às autoridades competentes.
  5. Monitoramento dos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave.
  6. Acompanhamento do tr√Ęnsito dos passageiros até a √°rea de imigra√ß√£o, orientando o distanciamento social e evitando a aglomera√ß√£o.

Além das medidas acima, est√£o em andamento outras, como restri√ß√Ķes de acesso ao Duty Free. De acordo com a Portaria 630/2020, que j√° havia sido publicada, a partir do dia 30 deste mês, a entrada de viajantes por via aérea no País só ser√° permitida com a apresenta√ß√£o de teste laboratorial do tipo RT-PCR, para rastreio da infec√ß√£o por Sars-CoV-2, com resultado negativo.

Publicado primeiro em Banda B ¬Ľ Anvisa come√ßa a monitorar, no Rio e em SP, voos vindos do Reino Unido

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CEP

Coment√°rios