tudo passa

Candidato de Rodrigo Maia à presidência da Câmara será definido nesta terça

Por Mais Ceará em 15/12/2020 às 12:34:33

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convidou deputados de seu bloco para um almoço, nesta terça-feira, 15, na residência oficial da Casa. O encontro servirá para alinhar alguns detalhes sobre o plano de ação do grupo em relação à eleição de fevereiro de 2021, e a expectativa dos aliados de Maia é que o martelo seja batido ainda hoje. "Acredito que sai dessa reunião o nome do candidato do bloco. Preferimos atrasar alguns dias a definição para termos um nome que tivesse maior capacidade de agregar, por isso a reunião hoje com uma frente ampliada de partidos. Nossa estratégia é sair com uma projeção de bloco que contenha mais do que os 257 deputados necessários para vencer o pleito", disse à Jovem Pan o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (DEM-PB). A reportagem também apurou que os nomes mais cotados são o do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional do MDB, e o líder da Maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Na quarta-feira, 9, líderes de seis partidos – DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV – anunciaram a formação de um bloco a partir de 2021. O grupo reúne 157 deputados. O anúncio ocorreu horas depois de o líder do PP na Câmara, Arthur Lira (PP-AL), expoente do Centrão, lançar oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara. Candidato favorito do governo do presidente Jair Bolsonaro, Lira tem o apoio de, ao menos, oito partidos – PL, PP, PSD, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota e PSC. Juntas, as siglas somam 160 deputados. Há, ainda, o PTB, partido de Roberto Jefferson, com 11 deputados, que deve se juntar ao deputado do PP.

Leia também

PF mira suposto pagamento de propina durante governo Witzel

Alessandro Vieira defende ampliação do auxílio emergencial até março de 2021

Augusto Aras critica a falta de integração entre as forças-tarefas da Lava Jato

A ampliação do bloco de Rodrigo Maia passa pela adesão dos partidos de oposição, que somam aproximadamente 130 deputados. Líderes dos partidos de esquerda afirmam que a tendência natural é ser contra a candidatura de Arthur Lira, dada a sua proximidade com o Palácio do Planalto. Integrantes do grupo do atual presidente da Câmara, no entanto, admitem que o parlamentar do PP terá alguns votos na esquerda. Como a Jovem Pan mostrou, em uma reunião virtual, na quarta-feira, 9, a bancada do PSB aprovou um indicativo de apoio a Lira – dos 31 deputados, 18 manifestaram apoio ao líder do Centrão. Na sexta-feira, 11, porém, o Diretório Nacional do partido decidiu, por unanimidade, não endossar o nome de Lira.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul