tudo passa

Bolsonaro diz que governo vai buscar liberdade de Robson: "Será difícil passar o Natal em casa, mas não impossível"

Por Mais Ceará em 10/12/2020 às 21:34:41

Um dia depois de a Justiça russa diminuir a pena do brasileiro Robson Nascimento de Oliveira para três anos de prisão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, 10, que o governo vai buscar a liberdade do ex-motorista do jogadorFernando. Segundo ele, o próximo passo seria uma deportação ou uma anistia de Robson pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, manobras que só poderiam ser buscadas após o julgamento dele. "Mantivemos contato via Itamaraty com as autoridades da Rússia e nos informaram que tinha que esperar o julgamento para o outro passo. Qual o outro passo que o governo federal pode e vai dar? É um colega nosso, um brasileiro, que está preso por algo que, se fosse no Brasil ou em vários países do mundo, não teria acontecido. Estamos buscando a liberdade dele", disse Bolsonaro. "Torcia pela sua absolvição, mas ele foi condenado. Dei minha opinião, e o ministro [das Relações Exteriores] Ernesto vai decidir no tocante ao recurso. Mas isso também passa pelos advogados de Robson, e torcemos pelo melhor. Vai ser difícil ele passar o Natal em casa, mas não impossível", completou o presidente, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Inicialmente, a promotoria pedia uma condenação de cerca de 12 anos do ex-motorista. Robson deverá continuar na Rússia por pouco mais de um ano, já que está detido há um ano e nove meses. Ele foi preso por contrabando e tentativa de tráfico de drogas ao tentar levar o medicamento Mytedom, que é proibido no país europeu, ao meio-campista. Fernando, na época, defendia o Spartak Moscou. O remédio teria como destino final o sogro do jogador. "Fernandinho, o patrão dele, fez o que foi possível na época, mas não conseguiu evitar a prisão e ficou também muito triste", afirmou Bolsonaro. No final de outubro, uma comitiva com com o senador Nelsinho Trad(PDS-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e a embaixadora Márcia Donner Abriu, foi enviada à Rússia. Na ocasião, eles entregaram uma carta assinada pelo presidente e endereçada ao presidenteVladimir Putin,pedindo a liberação do brasileiro.

Leia também

Novo ministro do Turismo diz que "setor não aguenta" novo lockdown

Quem é Gilson Machado, novo ministro do Turismo

Com saída de Álvaro Antônio, governo Bolsonaro perde 12º ministro em dois anos

Troca no Ministério do Turismo

O presidente também comentou sobre a troca no Ministério do Turismo, ocorrida nesta quarta-feira, 9.Gilson Machado, ex-presidente da Embraturirá substituirMarcelo Álvaro Antônio, que foi exonerado após brigar com o ministro da Secretaria de Governo,Luiz Eduardo Ramos, em um grupo de WhatsApp dos ministros do governo Bolsonaro. "Saiu Marcelo Antônio, que estava fazendo um bom trabalho, mas houve um problema e teve que sair. Ele continua amigo nosso e, no que pudermos ajudar, ajudaremos ele", disse o presidente, negando um mal-estar com o ex-ministro.

Segundo Bolsonaro, muitas "mentiras foram publicadas pela mídia", incluindo a informação de que Antônio teria saído para que o cargo fosse cedido a algum parlamentar do Centrão, grupo com o qualvem se aproximando. "Gilson estava na Embratur, é conhecido, não teve nada de negociação, não estava previsto. Quero deixar bem claro, quando o pessoal fala em Centrão, já integrei vários partidos", explicou Bolsonaro, citando todas as legendas nas quais já foi parlamentar. "O partido tem influência no político, mas o partido é independente", concluiu o mandatário. O ex-presidente da Embratur, que também participou da live, falou sobre a intenção de popularizar o turismo, e voltar o setor ao mercado interno, principalmente durante a pandemia da Covid-19. "Nosso País vai dar certo, através do turismo vamos fazer o Brasil dar certo. Em dezembro, 85% da malha aérea voltou a se recuperar. O turismo e o setor aeronáutico estão se recuperando como nunca", disse o novo ministro.

Assista ao programa na íntegra:

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul