tudo passa

Senado suspende portaria que excluía nomes como Martinho da Vila e Gil de lista da Fundação Palmares

Por Mais Ceará em 09/12/2020 às 22:00:38

O Senado aprovou, por 69 votos a 3, dois projetos de decreto legislativo que suspendem os efeitos da portaria da Fundação Cultural Palmares que excluia 27 personalidades negras do rol de homenageados pela instituição. A matéria agora será encaminhada à Câmara dos Deputados. As propostas foram apresentados pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Humberto Costa (PT-PE), e relatadas pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Na justificativa, os autores apontam vícios legais e motivação ideológica na edição da portaria que, segundo eles, seria apenas instrumento para excluir da lista de personalidades negras aquelas que "não se alinhem com o posicionamento político ideológico do governo Bolsonaro".

Além do senador Paulo Paim (PT-RS), foram excluídos da lista os nomes de Marina Silva, Milton Nascimento, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Benedita da Silva, Zezé Motta, Leci Brandão, Sandra de Sá e Elza Soares, entre outras personalidades negras. Na portaria publicada no mês de novembro, opresidente daFundação Palmares,Sérgio Camargo, estipulou novas regras para a escolha de personalidades negras para integrar a lista da instituição, entre elas a que só poderiam entrar homenagens póstumas, ou seja, pessoas que já morreram. Outros critérios eram a "relevante contribuic?a?o historica no a?mbito de sua area de conhecimento ou atuac?a?o" e que "tivessem defendido os mesmos principios pelo qual zela o Estado brasileiro". Em outubro, Camargo excluiu a ex-senadoraMarina Silva. Segundo ele, as pessoas que foram retiradas "não preencheriam todos ou a maior parte dos critérios". "Eram escolhas políticas que não refletem a verdadeira história do negro", justificou na época.

Leia também

Senador pede volta de nomes como Gilberto Gil e Martinho da Vila à lista de homenageados da Fundação Palmares

Sérgio Camargo anuncia que Mussum entrará em lista de homenageados da Fundação Palmares

Lista de personalidades negras da Fundação Palmares só terá nomes de pessoas já mortas

Discussão

A aprovação do relatório de Fabiano Contarato foi saudada pelas lideranças partidárias. Para o senador Humberto Costa (PT-PE), o governo de Jair Bolsonaro tem conduzido o Brasil para uma polarização além do que a divergência política pode gerar, inclusive com o negacionismo científico e histórico. "As pessoas que estão nessa lista continuam a dar contribuição em todos os aspectos ao Brasil. Qualquer homenagem que se presta à população negra será insuficiente. Foram mais de cinco milhões de negros e negras que saíram de sua pátria para viverem aqui no Brasil, nas condições mais terríveis de desigualdade para até hoje serem vítimas. A aprovação desse projeto nos dá a sensação de dever cumprido", afirmou.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi o único a defender o voto contrário aos dois projetos legislativos. Segundo ele, o presidente da Fundação Cultural Palmares agiu com "coragem e coerência", argumentando que todos os homenageados pela Fundação tinham o mesmo posicionamento ideológico, não havendo entre eles "negros conservadores ou ditos de direita". Ele classificou os projetos de decreto legislativo e o relatório de "peças ideológicas". "É óbvio que somos contra o racismo, mas o pano de fundo da discussão aqui não tem a cor da pele. O próprio Sérgio Camargo afirma que muitos dos homenageados excluídos voltarão à lista algum dia. O que ele faz é apenas estender à lista o critério póstumo", disse, mencionando dois nomes recentemente incluídos na lista de homenageados: o do Cabo Marcílio, militar da Força Expedicionária Brasileira, e do PM Luiz Paulo Costa, ambos já falecidos.

* Com informações da Agência Senado

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul