tudo passa

Uso de plasma em tratamento com internados da covid-19 tem resultado positivo no Paraná

Por Mais Ceará em 08/12/2020 às 11:00:33

 

Embora não há o número exato de pacientes já beneficiados pelo processo, a especialista garante que toda a produção de plasma foi utilizada. "São cerca de 620 plasmas já produzidos e todos foram cedidos e transfundidos em pacientes", calcula Renata.

Segundo a chefe de Divisão de Hemoterapia, já há comparativos entre pacientes que receberam o plasma durante o internamento. "A gente consegue comparar aqueles pacientes que utilizaram o plasma, a evolução dele baseada na patologia de momento, com outros pacientes que não receberam esse tratamento. Temos percebido que essa terapêutica tem sido muito boa", completa.

O que é?

O experimento consiste em utilizar o plasma convalescente (parte líquida do sangue) coletada dos pacientes que se recuperaram da infecção pela doença. A técnica utiliza este material para tratar pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus e estejam no início dos sintomas, ainda no quadro leve.

"Esse plasma é transfundido em pacientes que estão internados em hospitais com diagnóstico ainda de grau leve, moderado a grave, em pacientes que têm pouco tempo de internamento, até 72 horas porque esse plasma não vai curar esse paciente, mas sim evitar o agravamento da doença e fazendo com que a recuperação seja muito mais rápida, com alta hospitalar mais cedo", descreveu a chefe da Divisão de Hemoterapia Renata Pavese

A injeção de plasma já com os anticorpos de quem se recuperou da infecção permite a criação de uma barreira protetora em quem recebe o sangue. O objetivo é evitar que a doença tenha um agravamento e, em muitos casos, a necessidade de uma transferência para unidade de terapia intensiva (UTI).

Quem pode?

Os doadores precisam ter sido diagnosticados com a doença por meio de exames (sangue ou RT-PCR) e aguardar um período de 45 dias depois da recuperação antes da doação para obtenção do plasma. O prazo máximo é de 180 dias após o fim da infecção.

Clique aqui e agende o horário para a doação de plasma. Para ter mais informações: 0800 645 4555.

Publicado primeiro em Banda B » Uso de plasma em tratamento com internados da covid-19 tem resultado positivo no Paraná

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul