tudo passa

"Não será comprada", anuncia Bolsonaro sobre Coronavac

Por Mais Ceará em 21/10/2020 às 09:51:21

Após o Ministério da Saúde da anunciar na tarde de terça-feira, 20, que o governo federal irá incorporar a Coronavac, vacina desenvolvida em conjunto pelo Instituto Butantan e pela empresa chinesa Sinovac, no Programa Nacional de Imunizações, o presidente Jair Bolsonaro se posicionou, nesta quarta-feira, 21, contra a compra do imunizante. A mensagem foi publicada em resposta a um seguidor de Bolsonaro que pediu para que a federação não comprasse a vacina chinesa. Em seguida, o chefe do Executivo respondeu em caixa alta: "NÃO SERÁ COMPRADA".

"Presidente, a China é uma ditadura, não compre essa vacina, por favor", pediu o usuário. "Eu só tenho 17 anos e quero ter um futuro, mas sem interferência da ditadura chinesa." Em outros dois comentários, Bolsonaro respondeu que tudo será esclarecido hoje. A vacina foi incorporada após reunião virtual do ministro da Saúde,Eduardo Pazuello, com o Fórum dos Governadores ontem. "Parabéns, ministro, pela atitude, parabéns pelo posicionamento. O que o Brasil precisa é disso: paz, união, integração e a vacina", anunciou o governador de São Paulo, João Doria.

A Coronavac tem sido protagonista de um imbróglio envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, João Doria, China e o Ministério da Saúde. Após Doria afirmar que avacinacontra Covid-19 seráobrigatória em todo o estado,quando for aprovada pelaAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bolsonaristas começaram a organizar ato contra a obrigatoriedade do imunizante no estado e contra a vacina chinesa. Em conversas com apoiadores na segunda-feira, 19, Bolsonaro afirmou que a decisão é do governo federal, e que o seu "ministro [da Saúde] já disse claramente que não será obrigatória essa vacina, e ponto final". Em seguida, o presidente disse, sem citar o nome de Doria, que "tem um governador também aí que tá se intitulando o médico do Brasil, dizendo que ela será obrigatória. Repito: não será".

Inicialmente, a Coronav não havia sido incluída pelo ministério no Programa Nacional de Imunizações

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul