tudo passa

Julgamento de Bolsonaro no TSE poderá se estender até a próxima semana

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reservou três sessões ordinárias para o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral impetrada pelo PDT contra o ex-presidente Jair Bolsonaro que pode torná-lo inelegível até 2030.

Por Mais Ceará em 19/06/2023 às 13:46:26

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reservou três sessões ordinárias para o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral impetrada pelo PDT contra o ex-presidente Jair Bolsonaro que pode torná-lo inelegível até 2030. Com isso, o julgamento, que começa nesta quinta-feira 22, pode se estender até a próxima semana, já que o caso poderá ser analisado também nos dias 27 e 29. O processo analisa anular a candidatura de Bolsonaro e de seu vice, Walter Braga Netto, nas eleições de 2022, por declarações do ex-presidente que questionaram a eficiência das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral do TSE, no ano passado, durante a campanha presidencial. Na ocasião, ele fazia um discurso a embaixadores, no Palácio da Alvorada. A partir das declarações, Bolsonaro é acusado de uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político.

Em parecer assinado em abril pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-presidente, entendendo que o discurso de Bolsonaro aos embaixadores atacou as instituições eleitorais, com abuso de poder político e desvio de finalidade, além de uso indevido dos meios de comunicação devido à transmissão do evento pelos canais oficiais do governo.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul