tudo passa

Deputado Carmelo Neto denuncia colapso e desmonte nos hospitais de Fortaleza e aciona MPCE

Unidades Sucateadas

Por Mais Ceará em 22/03/2023 às 19:01:42

Deputado Carmelo Neto foi o parlamentar estadual mais bem votado desta eleição

O deputado estadual Carmelo Neto (PL) realizou, nesta terça-feira (21), fiscalização em unidades de saúde de Fortaleza e denuncia o descaso em razão do fechamento de mais da metade dos hospitais de emergência da cidade. De acordo com o parlamentar, as UPA's e os hospitais estão superlotados, além de os pacientes esperarem por mais de 10 horas na fila por um atendimento.


"Das nove emergências que a cidade possuía, cinco estão fechadas, causando a superlotação das UPA's e uma situação de colapso no sistema de saúde. Muitos vão pra casa sem atendimento, em razão dos profissionais e equipamentos sobrecarregados e, infelizmente, alguns falecem, mortes que poderiam ser evitadas", pontuou.


Carmelo Neto frisa ainda que, nos últimos três anos, fecharam ou passaram a atender de portas fechadas, somente por meio de encaminhamentos médicos os hospitais: Frotinha da Messejana, Gonzaguinha da Messejana, Gonzaguinha da Barra do Ceará, Gonzaguinha do José Walter e o Hospital Maternidade Nossa Senhora da Conceição.



No vídeo publicado em suas redes sociais em que documenta o descaso nos equipamentos, é flagrada a indignação dos pacientes. "Tá vendo prefeito Sarto, não está tudo bem", diz o parlamentar dentro da UPA do Vila Velha. "Gente, isso é grave! Isso é uma denúncia grave! É o desmonte da saúde, é o povo morrendo, buscando atendimento. Isso não é má administração, é maldade! Socorro! As autoridades precisam fazer alguma coisa!", suplicou em frente ao hospital Gonzaguinha da Barra.


MINISTÉRIO PÚBLICO


Diante da realidade, o parlamentar apresentará denúncia ao Ministério Público do Ceará (MPCE) sobre o fechamento das unidades e superlotação nas UPAS, solicitando apuração e a aplicação de medidas cabíveis para solucionar o descaso.


"Também enviaremos ofício à Secretaria de Saúde, solicitando explicações e soluções para os problemas apresentados. As autoridades precisam agir imediatamente diante de uma situação tão preocupante como essa", ressaltou o parlamentar.

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul