tudo passa

Hospital do Idoso será primeiro a oferecer cirurgia de próstata a laser pelo SUS em Curitiba

Por Mais Ceará em 23/11/2022 às 10:59:35

A doença é resultado do crescimento da próstata, o que bloqueia o fluxo de urina. O problema atinge 50% dos homens com mais de 50 anos e torna-se mais comum com o avanço da idade.

A nova técnica será possível de ser usada pelo mutirão Curitiba Sem Sonda por conta de um convênio assinado nesta terça-feira (22), em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“A tecnologia estará a serviço da população para melhorar a qualidade de vida”,

disse a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O contrato de comodato para cessão de equipamentos de laser foi acertado com a indústria Quanta System e sua representante no Brasil, Handle Equipamentos Médicos.

Válido por 12 meses, ele prevê cirurgias no Hospital Municipal do Idoso, conforme critério técnico avaliado pela equipe de cirurgia em urologia da SMS/Hospital do Idoso. “Esperamos apresentar os melhores resultados daqui a um ano”, anunciou o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz. A fundação administra o hospital.

A equipe conta com médicos capacitados para realizar este tipo de cirurgia. Os profissionais participaram do Brazilian Enucleation Meeting, evento internacional sobre a técnica a laser, sediado pelo hospital em outubro.

Pacientes beneficiados

Serão beneficiados, nesta primeira fase, 14 pacientes. Na sequência, a expectativa é operar, em média, 30 pacientes por mês com esta técnica. A técnica e o equipamento trazem benefícios em relação ao procedimento tradicional, com bisturi, pois há menor risco cirúrgico devido à diminuição de sangramentos. O tempo de internação também é menor, com redução da alta hospitalar de cinco para dois dias, sem sonda vesical.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul