tudo passa

"Raridade no mundo": brasileiro descobre ter os órgãos do lado errado

Por Mais Ceará em 05/11/2022 às 16:29:18

Por anos, o vendedor paulista Alessandro Guerra Prudente, 23 anos, se queixou de sentir uma leve aceleração do lado direito do peito, mas nunca entendeu o motivo. No início deste ano, ao tentar tratar um problema gástrico, o rapaz foi surpreendido pelos médicos com a notícia de que tem importantes órgãos localizados no lado “errado” do corpo.

Exames de imagem mostraram que o fígado, geralmente disposto do lado direito do abdômen, está no esquerdo. O baço, que deveria estar à esquerda, aparece à direita. Alessandro foi diagnosticado com Situs Inversus, uma condição rara, com incidência de apenas 0,1% na população mundial.

Foto: Alessandro Guerra Prudente/ Imagem cedida ao Metrópoles

“Nunca imaginaria que tinha nascido com os órgãos invertidos. Eu tinha problemas de gastrite e fiz um exame de ultrassom total para investigar. A médica não estava achando os órgãos onde eles deveriam estar. Quando falei que sentia uma aceleração do lado direito do peito, ela mudou a posição da máquina e viu o meu coração lá. Foi uma surpresa para todo mundo”, lembra o estudante de artes cênicas.

O rapaz conta que rapidamente a sala onde passava pelo exame foi tomada por outros profissionais que queriam ver as imagens raras. “Eu fiquei muito assustado. Eles perguntam: "Você sabia que é uma raridade no mundo?". Mas eu não sei se isso é bom ou ruim. Não sei se isso pode me trazer alguma complicação no futuro”, pontua.

Para ler a matéria completa no portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul