tudo passa

Ex-repórter de TV com diabetes vira porta-voz da doença no Brasil: "Objetivo é informar as pessoas"

Por Mais Ceará em 12/08/2022 às 17:41:08

Perceba os sinais

A falta de informação faz com que muita gente acabe vivendo com diabetes sem ao menos ir atrás de um tratamento, pois as pessoas nem imaginam que têm a doença. Por isso, Tom alerta que todos nós devemos ficar atentos aos sinais, pois eles aparecem. Evitar descobrir tarde demais é super importante.

“Primeira coisa é lembrar que boa parte da população com diabetes tipo 2 não tem diagnóstico, no Brasil. Por isso faça exames de rotina, fique atento aos sinais. No caso do diabetes tipo 1, é perceber se a criança ou adolescente [que é quando há o diagnóstico mais comum] está perdendo peso muito rápido, se está com hálito mais cetônico, com cheiro de acetona mesmo, se está muito irritado, mudando comportamento. Tudo isso pode ser sinal”. 

Segundo Tom, fazer exames de rotina quando for possível, para ver nível de glicose, por exemplo, ajuda a prevenir. 

“Não deixar para ser diagnosticado por muito tempo, porque quando a gente fala de cegueira, amputação, hemodiálise, infarto, derrame, tudo isso acontece quando a pessoa não cuida e fica muito tempo com o diabetes descompensado, e isso a gente tem que ter medo”.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul