tudo passa

Vacina contra HPV é a principal arma no combate ao câncer do colo de útero

Por Mais Ceará em 09/08/2022 às 09:46:20

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de vírus HPV em algum momento de suas vidas. Em homens essa porcentagem pode ser ainda maior, o que coloca essa infecção viral como a mais comum do trato reprodutivo e uma das IST"s (infecções sexualmente transmissíveis) mais recorrentes no mundo.

vacina hpv
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além disso, o HPV é responsável por quase todos os casos de câncer de colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

A enfermeira especialista em vacinação da Clínica Vacinne, Katia Oliveira, explica que o vírus do HPV tem várias formas de manifestação, porém as mais graves podem ser combatidas com a vacinação.

“Existem centenas de variações do vírus HPV, sendo que a maioria delas não causa grandes problemas ao organismo, porém algumas variantes são muito perigosas e podem causar doenças gravíssimas, sendo que a principal forma de proteção é a vacinação”, explica.

Entre as variações perigosas, o HPV-16 e o HPV-18 são os tipos cancerígenos responsáveis por quase 70% dos casos de câncer de colo do útero e pelo surgimento de inúmeros outros como o peniano, o câncer anal, o da cavidade oral e o da traqueia. Já o HPV-7 e o HPV-11 não causam câncer, mas são responsáveis pelas verrugas genitais.

“É importante ressaltar que as pessoas podem ser infectadas com mais de uma variante do vírus HPV ao mesmo tempo, o que reforça ainda mais a necessidade de se tomar a vacina, que na versão quadrivalente imuniza o organismo contra o HPV 16, 18, 6 e 11, reduzindo drasticamente as chances de desenvolver o câncer de colo de útero e o aparecimento das verrugas genitais. Sendo assim, a vacina é uma arma indispensável na prevenção dessa doença”, reforça a especialista.

Outro ponto de atenção, é que após a vacinação a resposta do sistema imunológico contra o HPV é muito mais forte do que após a infecção natural, o que possibilita uma proteção forte e de longo prazo aos vacinados.

Quem pode tomar a Vacina HPV Quadrivalente

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) é recomendado que a vacina seja aplicada o mais precocemente possível em:

  • Meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade
  • Meninos e jovens de 9 a 27 anos
  • Além disso, mulheres acima de 45 anos e homens acima de 27 anos, também podem ser beneficiados com a vacinação, a depender do critério médico.

Como a vacina funciona?

Katia explica que a Vacina contra o HPV é uma vacina inativa, ou seja, que usa agentes mortos, alterados ou apenas algumas partículas do vírus para gerar a resposta do sistema imunológico. Esses componentes têm a função de reduzir ao máximo o risco de infecção e estimular o sistema imune a produzir anticorpos.

“Vale reforçar que pessoas de todas as idades, imunodeprimidas por doença, em tratamento ou que já tenham sido diagnosticadas com HPV também devem receber todas as três doses do imunizante. A vacina só é contraindicada em caso de gravidez ou caso tenha alguma alergia a algum componente da vacina”, finaliza.

Vale ressaltar que independentemente da idade, pessoas imunodeprimidas por doença ou tratamento também devem receber três doses do imunizante e, assim como pessoas a partir dos 15 anos, devem tomar a segunda dose dois meses após a primeira dose e a terceira, seis meses após a primeira dose

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul