tudo passa

Consumo de carne vermelha aumenta risco de doença cardiovascular, diz estudo

Por Mais Ceará em 08/08/2022 às 12:41:39
Por que devo tomar a 4ª dose da vacina da Covid, se já tomei 3? Entenda por que não funciona assim
Por que devo tomar a 4ª dose da vacina da Covid, se já tomei 3? Entenda por que não funciona assim
Reais como humanos! Cientistas desenvolvem pele “viva” para robôs
Dormir mal pode fazer você achar as outras pessoas feias

Outros riscos

O estudo ainda indica que o TMAO oferece outros riscos à saúde. A cardiologista Salete Nacif, do HCor, destacou que o metabólito pode estar por trás da maior incidência de diabetes e doenças renais.

Além disso, um artigo publicado na revista JAMA Network Open, em maio deste ano, apontou que o TMAO e metabólitos relacionados em adultos mais velhos estão associados a um maior risco de morte, independentemente de estar ou não associado a doenças cardiovasculares.

Os participantes com os níveis mais altos de TMAO tiveram um risco de morte de 20 a 30% maior em comparação com aqueles com os níveis mais baixos.

O papel do intestino


O principal ator na produção do TMAO é o intestino, cuja saúde é “um tema muito pouco discutido”, de acordo com a nutróloga Thalita da Mata.

“Nosso intestino é nosso segundo cérebro. Ele é um órgão muito importante, pois através dele temos a modulação de vários hormônios e de várias substâncias. É onde a gente pode degradar essas substâncias ruins. Esses estudos vêm mostrar que nosso intestino está relacionado com o todo”.

“A microbiota intestinal é fundamental por ser quem metaboliza tudo o que comemos”, concorda Protásio Lemos da Cruz que vem desenvolvendo estudos entre a relação entre intestino e saúde cardiovascular. “Nós estamos começando a estudar isso. A flora intestinal está no meio do processo que vai da ingestão, digestão e produção de substâncias que vão para o plasma sanguíneo”.

Para o cardiologista Leandro Costa, há ainda uma relação entre o bom funcionamento da flora e o tipo de alimentação. “A mudança vem a longo prazo, não apenas em detrimento daquilo que você utiliza, mas ao tipo de microbiota que você seleciona a partir das escolhas alimentares que você faz”.

Ainda de acordo com o cardiologista, indivíduos com alimentação e microbiota saudável, ao comerem carne ou alimentos processados, possuem melhores condições de metabolizar. “Essas exceções não vão trazer um aumento de risco cardiovascular, mas sim a regra”, afirma.

Para além de alimentação balanceada e o não consumo de alimentos processados e embutidos, as orientações dos médicos para uma melhor saúde intestinal são: fazer atividade física regular, controlar o nível de estresse, parar de fumar, ter uma quantidade adequada de sono todos os dias e fazer uso de probióticos, se houver orientação médica.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul