Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Para retirada de tumor cerebral, paciente realiza movimentos de braço e perna durante cirurgia em hospital SUS


Veja também

STJ desobriga planos de saúde a cobrir procedimentos fora da lista da ANS
Medicamento faz câncer desaparecer de todos os pacientes, diz estudo
Cirurgia de enxaqueca pode ser alternativa para quem tem dores de cabeça crônicas, diz especialista

O que poderia ser um período único de felicidade e encantamento com o bebê se tornou um turbilhão ainda maior de emoções até descobrir o diagnóstico. Foi apenas em maio de 2022, que uma convulsão generalizada a fez buscar por respostas em exames de tomografia e ressonância.

Como a cirurgia foi feita?

Foram 45 dias entre a descoberta e a cirurgia no hospital de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O neurocirurgião Carlos Alberto Mattozo foi o responsável pelo procedimento e explica que o complicador do tumor em casos como o da paciente é a posição, no trato piramidal, responsável pelos movimentos.

Por isso, a cirurgia acordada e o apoio de um neurofisiologista são a melhor opção. “Fizemos a composição de uma estrutura e equipe preparada para aumentar a segurança do procedimento”, complementa.

Nesses casos, o paciente é sedado e dorme na primeira parte da cirurgia, enquanto são realizadas a incisão e a abertura do osso do crânio. Após essa etapa, a medicação é diminuída e ele é despertado. A partir daí, o operado fica apto a responder a todos os questionamentos do médico durante o procedimento cirúrgico e executar comandos, como movimentar os braços e as pernas, por exemplo.

“Enquanto o paciente realiza a ação, fazemos estimulações elétricas para ver se existem implicações que possam causar algum tipo de sequela na função motora”, explica o médico

A cirurgia para retirada do tumor de Daiane durou cerca de 6 horas e, depois de três dias, ela já estava se recuperando em casa. Para a paciente, a operação cirúrgica foi o ponto de partida para uma nova chama de esperança de cura. “Não desanimei em saber que tinha um problema e passaria por uma cirurgia no cérebro. Numa hora dessa, temos que ser fortes e lutar. Agora, meu propósito é viver da melhor forma possível e curtir ao máximo minha família e filhos”, conclui.

Assista a vídeo da cirurgia:

Banda B

Saúde

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!