tudo passa

Com escassez global, Saúde orienta racionalizar contraste para exames

Por Mais Ceará em 26/07/2022 às 09:30:15

Utilizado em exames de imagem, como tomografias, o contraste iodado permite visualizar a vascularização em determinadas partes do corpo dos pacientes. Em meio à escassez global desse insumo, o Ministério da Saúde passou a recomendar que o item seja racionalizado.

tomografia contraste exame
Foto: EBC

Esta é apenas uma entre diversas substâncias de uso médico em falta no sistema de saúde brasileiro. Na última sexta-feira (22), representantes da pasta reconheceram que ao menos 86 medicamentos não estão disponíveis nos estoques institucionais.

Um informativo interno foi emitido para orientar o uso cauteloso do contraste. De acordo com a secretária de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Maíra Botelho, os estoques serão recompostos apenas no fim de setembro.

“Nós temos, hoje, quatro fornecedores no país”, disse a secretária, durante a coletiva. “Dois interromperam o fornecimento, um deles já conseguiu a aprovação da Anvisa para comercializar o seu produto e outros dois continuam atendendo seus clientes, mas ainda não têm condições de ampliação de fornecimento.”

Para ler a matéria completa no Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul