Pintando o SeteAzul

Cientistas pedem doação de tosse para pesquisa com inteligência artificial contra Covid-19

Por Mais Ceará em 09/07/2020 às 11:51:15

 

A pesquisa teve início nesta semana e a sua primeira fase consiste em volunt√°rios enviando √°udios de tosse. Com isso, o banco de dados obtido ajudar√° no treinamento da inteligência artificial, que foi desenvolvida pela Intel.
Inicialmente, o objetivo é obter 900 √°udios, com 300 deles provenientes de pessoas saud√°veis, 300 de pessoas com confirma√ß√£o de Covid-19 por exames e 300 com outras doen√ßas pulmonares.

Dentre as pessoas saud√°veis, os pesquisadores querem tosses for√ßadas de pessoas que n√£o tiveram sintomas de tosse, febre ou falta de ar nos últimos 30 dias.

Os participantes com Covid-19 devem ter confirma√ß√£o da doen√ßa por testes moleculares (PCR). Nesse caso, os pesquisadores também colher√£o dados como idade, dias dos sintomas, frequência respiratória, satura√ß√£o de oxigênio, entre outros.

Por fim, para o grupo de pessoas que tosse sem Covid-19, os pesquisadores procuram doen√ßas como pneumonia bacteriana, refluxo gastroesof√°gico, asma ou Doen√ßa Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Somente pessoas com mais de 18 anos podem "doar" a tosse, o que deve ser feito no SoundCov. No site, o participante dever√° gravar um √°udio de tosse (30 a 60 segundos) e, em seguida, responder um question√°rio. Os dados coletados pela pesquisa s√£o anônimos.

A parceria público-privada teve intermedia√ß√£o do Movimento Brasil Competitivo (MBC), e também tem participa√ß√£o da USP (Universidade de S√£o Paulo) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
CEP

Coment√°rios