tudo passa

Além da Covid-19 e gripe, inverno traz riscos para doenças como meningite e pneumonia

Por Mais Ceará em 24/06/2022 às 17:08:37

“As principais causas do aumento de casos de doenças respiratórias são ligadas ao clima frio, que nos leva a manter os ambientes fechados, o que acumula a presença de partículas no ar que facilitam a propagação de vírus e bactérias, aumentando os casos de infecções”, disse à Banda B.

Conforme o especialista, a prevenção é a principal arma para evitar as doenças de inverno. Além das medidas básicas de higiene, como lavagem das mãos e uso de álcool em gel, o Kozlowski reforça que a manutenção de hábitos saudáveis é importante.

“O ideal é manter hábitos saudáveis. Continuar, apesar do frio do inverno, a realização de esportes. Manter uma alimentação rica em frutas, cítricas principalmente, verduras e legumes. Isso ajuda, e muito, o nosso sistema imunológico e, com isso, diminui a chance de desenvolvimento dessas doenças”, afirmou.

Kozlowski reforça que a automedicação não é aconselhada, pois o uso indiscriminado de antibiótico faz com que bactérias comuns se tornem cada vez mais resistentes. Ele lembra ainda que a vacinação é fundamental para proteger as pessoas.

“Também temos que lembrar da vacina, que é uma ferramenta extremamente eficiente no combate à infecções. É importante manter a carteira de vacinação sempre em dia”, destacou.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul