tudo passa

Xadrez humano

Por Dr Alex Curvello

Por Mais Ceará em 03/07/2021 às 05:36:04

A máxima que muitos conhecem que ao final da partida de xadrez, o peão e o rei ficam na mesma caixa é algo para podermos pensar e repensar muitos atos de nossas vidas, onde sentir-se superior ou inferior a alguém não significa que realmente sejamos, afinal no fim somos todos iguais, humanos.

Dentro desta máxima, muitos também não levam em consideração quem controla o xadrez, afinal as peças (humanos) só se movem se tiver alguém que manipule e controle cada passo. Sendo assim, somos realmente livres ou apenas manipulados num jogo de xadrez da vida? Onde em verdade, o "sistema" que determina para onde vamos viajar, que roupa usarmos, qual marca comprarmos, dentre outros.

Não venho aqui disputar preferências de algo que considerem pro bem, apenas levantar questionamentos, no que pese a nossas escolhas e formas de nos informarmos, somos diariamente bombardeados por diversos meios de comunicação, que aí vai mais um questionamento; nos libertam ou nos aprisionam com o que dizem?

Será que existe uma dissociação da realidade, os meios de comunicação, as mídias sociais e os formadores de opinião estão falando a verdade ou apenas dizendo algo para que possam angariar audiência e curtidas?

O despertar é complicado, até mesmo ir de encontro ao que muitos consideram como normal, é algo como uma guerra, quase sempre estaremos em uma disputa, seja uma partida de xadrez, em pensamentos internos, posições geopolíticas, algo entre o bem e o mal.

Certa vez, Nicolau Maquiavel em O Príncipe disse: "uma guerra não se evita, mas se adia em benefício alheio." sendo que em qualquer guerra, política, econômica ou social, quem perde é a maioria da humanidade, o "sistema" que controla as peças de xadrez continuam manipulando e tentando tapar o sol, para que vivamos na escuridão sem despertar.

A realidade virtual e os tipos de comodidades eletrônicas já nos fazem escravos, peças de xadrez manipulados por algo desumano, frio e tenebroso que apenas deseja controle populacional.

Importante destacar que o "sistema" determina quem são os peões e os poucos reis em nossa sociedade, sendo que todas as peças pensam que estão livres, mas não podemos esquecer que o "sistema" que nos move, tem a intenção de que possamos nos matar, no afã de sermos os campeões no jogo da vida, entretanto a "vitória" será sempre de quem manipula e nunca para as peças do xadrez, no caso, nós.

No entendo, neste jogo de xadrez da vida, devemos sempre saber quem são nossos reais inimigos, desmascarar nossos adversários, para buscar uma liberdade que aparenta está cada vez mais distante de nossa realidade.

Que possamos deixar de ser uma sociedade com pensamento único para escaparmos dessa prisão sem muros, onde não conseguimos sair do sistema de submissão em que vivemos.


Fonte: Dr Alex Curvello

CAMES
Pintando o SeteAzul