tudo passa

Valorização da consulta jurídica

Por Dr Alex Curvello

Por Mais Ceará em 22/04/2021 às 09:09:55

A advocacia no Brasil exige muitas batalhas, bem como a valorização do serviço advocatício, reconhecimento que pressupõe superar muitas vezes os questionamentos de amigos e familiares.


O(a) advogado(a) diversas vezes recebe mensagens; "Acredita que tenho direito?" , "Me tira só essa dúvida" , "Dá só uma lida nesse contrato", dentre outras.


Os questionamentos expostos acima são dúvidas que podem ocorrer, como já antedito, de um(a) amigo(a), familiar ou até alguém que descubra que você é um(a) advogado(a).


A responsabilidade da valorização de um serviço deve ser a mesma que ocorre quando se levanta algum questionamento. A sociedade não muda se cada um de nós não fizer a sua parte.


A advocacia brasileira luta uma batalha sem fim por um Brasil cada vez mais humano, sempre em busca da justiça.


Se todos estamos dispostos a tornar essa balança judicial mais equilibrada, saiba que o(a) advogado(a) que você conhece tem o dever de lutar por um sistema justo e igualitário.


A cobrança pelo serviço de consulta advocatícia valoriza o profissional, traz segurança por conta do conhecimento aplicado, agrega valor ao trabalho, além de ser uma fonte de renda da sua profissão que merece remuneração.


A bem da verdade, o correto, até em conformidade com o que diz o código de ética da OAB, é cobrar a consulta sempre que possível.


Obviamente existe o serviço "pro bono", aquele pro bem, que está em todas as profissões existentes e merece muito respeito.


Ademais, na maioria das profissões liberais, medicina, nutrição, odontologia, arquitetura, dentre outras, as consultas são remuneradas. A consulta na advocacia merece ser remunerada pelo conhecimento jurídico que empenha em cada serviço prestado.


Destaca-se ainda que é de extrema relevância aquele profissional que pode e consegue exercer a advocacia "pro bono" em determinados casos. É bastante louvável essa inciativa, especialmente num país tão desigual como o nosso.


Por fim, o(a) profissional advogado(a) é responsável pela garantia da justiça, desempenha um papel muito importante na comunidade universal, pois presta serviço social da busca pelos direitos da sociedade e do bem comum.


Vamos valorizar a advocacia.



Fonte: Dr Alex Curvello

CAMES
Pintando o SeteAzul