tudo passa

Tempo de mudança

Por Alex Curvello

Por Mais Ceará em 27/03/2021 às 12:12:39

Durante bastante tempo houve o culto ao narcisismo, cuidados voltados apenas para estética.

O cuidado com a saúde de fato, alimentar-se bem, preocupação com a qualidade do alimento, banho de sol diário, manter a saúde mental, exercício físico moderado, tudo era muito raro.

Primeiro a beleza, depois a saúde. Entretanto tudo isso está se transformando.

A infernal pandemia, que infelizmente , ainda estamos a vivenciar, veio mexer com nossas estruturas, nos tirar da zona de conforto e fazer com que prestássemos mais atenção em nós, bem como naqueles que amamos.

Hoje, cuidadar da imunidade é imperativo e isso nos leva a mudanças de hábitos, como os ditos inicialmente.

Os que eram sedentários, não cuidavam da alimentação, os que tinham um sono desregrado, perceberam que o inverso defendia o organismo de muitos males.

Sem deixar de mencionar aqueles que passaram a apreciar mais a companhia do esposo, da esposa, do filho, da filha e dos animais domésticos.

Diante de tantas melhorias; saúde, corpo e mente, tudo passa de certa forma melhorar na vida, fortalecendo inclusive a imunidade, para superar eventual mazela que por ventura apareça.

Como já antedito, passando a cultivar os bons hábitos, entre todos os benefícios, está um que poucos lembram: ter saúde para aproveitar a aposentadoria.

O nome aposentado(a), durante muito tempo, era sinônimo de idoso, cansado, incapaz, aquele que deixa de produzir para sociedade e para família.

Essa realidade vem mudando, tais mudanças contribuem para uma zelosa preocupação quando for o momento de se aposentar, pensando com responsabilidade a contribuição ao INSS, bem como o quanto, pois será o valor que poderá contar num futuro próximo.

Por falar em idosos, muitos vem se revelando e dando uma lição

na juventude, através deles, podemos perceber que manter os bons hábitos é bom para vida toda.

Dentre eles, os idosos, cabe aqui um destaque ao meu avô materno, um senhor de 87 anos, caminha na orla da cidade todos os dias, acorda às 05:00, faz hidroginástica 3 vezes por semana, dirige, lê jornal impresso diariamente, ajuda nos afazeres de casa e ainda tem tempo para aconselhar aos que precisam.

Nobre leitor, se você já é aposentado, está próximo ou longe de se aposentar, devemos nos cuidar.

A nossa melhor idade deve chegar e nos encontrar na melhor forma, em corpo e mente, afinal como diz a citação latina do poeta romano Juvenal; "Mens sana in corpore sano" ("uma mente sã num corpo são")

Falando por experiência própria, eu com 35 anos, tentando deixar de ser obeso, posso garantir que a mudança de hábitos, alimentícios, vai além da estética do corpo, melhora o trabalho, a sanidade mental, bem como, aproveitar ao máximo o momento ao lado de minha amada esposa Ana Karla e minha família, me trouxe vida. Que todos consigamos passar por esse tempo de mudanças da melhor forma possível.



Fonte: Dr Alex Curvello

CAMES
Pintando o SeteAzul